Projeto Sabão em CASA

O Projeto Sabão em CASA é uma oficina de reciclagem que ensina os alunos a prepararem um excelente sabão caseiro com óleo usado.

O despejo de óleo comestível usado na rede de esgoto tem provocado graves problemas ambientais.

Muitos não sabem, mas, quando descartado no ralo da pia ou junto com o lixo de casa, o óleo usado para fritar pastéis, batatas e outros alimentos é altamente prejudicial ao ambiente.

Estudos demonstram que a decomposição do óleo de cozinha usado emite na atmosfera metano, um dos principais gases causadores do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global.

Além disso, ao atingir o solo, o produto contribui para sua impermeabilização, dificultando a absorção da água de chuva e propiciando enchentes.

Sem esquecer dos danos causados pelo óleo descartado nos rios. “Um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água”, alerta André Miragaia, da ONG Vale Verde, de São José dos Campos. Esse volume de água é suficiente para o consumo de uma pessoa durante o período de 14 anos.

Estudos e ações demonstram que o óleo de fritura pode ser recuperado através de variadas estratégias e a opção do presente programa é a produção de sabão caseiro com óleo de cozinha usado.

A ASA2 recebe óleo usado de alguns voluntários e restaurantes que pode ser utilizado para a produção do sabão caseiro.

A produção do sabão caseiro poderá se tornar uma bandeira da defesa ambiental e da revolução social de algumas famílias, pois que o produto é altamente competitivo na qualidade e também no preço.

Quem já usou o produto garante sua qualidade na lavagem da louça, roupas de tecidos mais resistentes, como calça jeans, e sujeiras mais grossas, como também para lavar louça, arear panelas, limpeza de pisos, e limpeza pesada em geral.

Os principais objetivos do projeto são:

– Ensinar às participantes a arte de fazer o melhor e mais econômico sabão caseiro possível.

– Dar aos participantes uma possibilidade de futura formação de cooperativa para independência financeira e atuar na preservação do meio ambiente.

– Possibilitar aos participantes uma qualificação ética, crítica e consciente na preservação do meio ambiente, sabendo da sua própria importância no contexto.