Quem Somos

A Associação Ambiental Sementes do Amanhã – ASA 2, é uma entidade sem fins econômicos, criada em abril 2004, cuja finalidade é desenvolver sistematicamente um programa de educação ambiental e social, contribuindo para a capacitação de jovens e adolescentes entre 12 e 21 anos de forma a ampliar suas possibilidades de trabalho futuro e interpretação do mundo, fortalecendo sua auto-estima, desenvolvendo suas qualidades pessoais, como responsabilidade individual e empatia com as coisas vivas, capacidade de cooperação, acesso à cultura, possibilitando seu crescimento pessoal.
Criada diante do impasse de ter à sua frente dois grandes embates: a degradação social e a degradação ambiental a ASA2 pretende através de suas ações diretas e indiretas contribuir para o desenvolvimento individual e comunitário dos jovens.
Foi gerada e atua como uma opção de resposta próativa ao artigo 1º da carta dos direitos humanos, que diz:

“Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras”

A realização deste objetivo está ocorrendo através da implantação de vários projetos de prevenção e reabilitação que englobam cursos técnicos, instrução ambiental, cursos de artesanato, atendimento psicológico, orientação, apoio e oficinas variadas com foco nos 5Rs ambientais, como a manufatura de sabão caseiro com óleo usado, o plantio de sementes de árvores em viveiro de mudas, a confecção de objetos artesanais com sobras da natureza, a manufatura de papel reciclado e seus diversos usos, a confecção de bijuterias com uso de sementes e sobras da natureza, a reparação de móveis, confecção de móveis com material reciclável, modelagem, escultura, artes, macramê, e tudo o mais que puder beneficiar os jovens participantes do programa.

Neste contexto foi criado um espaço protetor em relação às situações de riscos social e pessoal inerentes à atualidade e produtivo quanto às atividades que serão realizadas no projeto, oferecendo-lhes a oportunidade de exercer seus talentos naturais, de aprender ofícios, de ter acesso a apoios educacionais e terapêuticos, enfim, dar a eles a possibilidade de influenciar no curso dos acontecimentos de suas realidades comunitária e social.

A ASA 2 opera por meio de Projetos Sociais, Educacionais e Ambientais, atuando nas várias interfaces da cidadania.

O Projeto ASAS da Liberdade atende os jovens que cumprem medidas sócio-educativas mantendo um convênio com a Prefeitura Municipal de Pirassununga.
O Projeto Sabão em CASA reúne os jovens em torno de um objetivo de reaproveitar óleo usado produzindo sabão de excelente qualidade. O produto é vendido para subsidiar as oficinas da ASA2. Este projeto prevê também a possibilidade de aumento de renda familiar. Este projeto prevê aulas de cooperativismo para sabão na cidade.
Programa ASAs em nossas Mãos que reúne os jovens para oficinas de artesanato com ensinamentos básicos de educação ambiental.

O Brechó é o sustentáculo financeiro da entidade e vende roupas, sapatos, utensílios domésticos e outros itens usados a preços populares, possibilitando à população menos privilegiada fazer suas compras com a dignidade à qual todos fazem jus.

Para alcançar êxito nas metas propostas, a Associação ASA2 conta com um quadro fixo de inestimáveis funcionários e a valorosa colaboração de incansáveis voluntários.

Desta forma a ASA2 colabora com o futuro de jovens que atualmente se encontram à margem de qualquer acolhimento ou cuidado, atuando sempre com frente nos cinco erres ambientais : REDUZIR – REUTILIZAR – RECICLAR – REINVENTAR E REPENSAR e com os três erres humanos: RESPEITAR-SE A SI MESMO E OS DEMAIS, RESPONSABILIZAR-SE PELAO PRÓPRIOS ATOS E REVER AÇÕES.

É visão desta associação que os pequenos passos são aqueles que desencadeiam grandes mudanças.
NOSSOS VALORES
• Fé;
• Ética;
• Competência;
• Transparência;
• Confiança;
• Igualdade na desigualdade;
• Solidariedade

E para realização de nossa empreitada contamos com os amigos, empresas e com todas as pessoas que simpatizem com essa idéia, para podermos trocar experiências, firmar parcerias, enfim trabalhar juntos desde o início desta marcha.

Temos nossa sede em Pirassununga, São Paulo, Brasil, na rua Pereira Bueno, 189, Centro e ali estamos de segunda à sexta, das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 horas, produzindo e dando ASAS à nossa imaginação e aos nossos sonhos.

Venha nos visitar. Confraternize-se conosco.
Faça parte deste maravilhoso desafio!
Estaremos esperando por vocês!
Saudações.

Diretoria (biênio 2004-2006 / 2006-2008:

Presidente: Sylvia Buchmann Thomé, Vice Presidente: Marcela Saidel, 1.ª Secretária: Ismara Parizi de Souza Vieira, 2.º Secretário: José Carlos dos Santos, 1.ª Tesoureira: Elaine Cristina Maza, 2.º Tesoureiro: Júlio Cesar Silva, Conselho Fiscal: Vivian Levy de Mattos Andrade, Valter Aparecido da Silva, Maria Cristina de Arruda Campos Rodrigues, Conselho Fiscal – Suplentes: José Carlos Saidel, Marcos Aparecido Mendes, Silvana Aparecida Ferreira Carnielli.

Diretoria (biênio 2008-2010 / 2010-2012):

Presidente: Ismara Parizi de Souza Vieira, Vice Presidente: Hernan Hourcade; 1.º Secretário: Orlando Pereira de Godoy Neto; 2.º Secretário: Cláudia Lima Verde Leal, 1.º Tesoureiro: Sibylle Kornfeld, 2.º Tesoureiro: Susan Schneider, Conselho Fiscal: José Geraldo Marques, Maria Clara de Arruda Lodi, Renato Cesar de Souza; Conselho Fiscal – Suplentes: Suzana de Miranda Pagoto, Elaine Cristina Maza, Vivian Levy de Mattos Andrade.

Coordenador do Departamento Jurídico: Sylvia Buchmann Thomé

Diretoria (biênio 2012-2014 / 2014-2016):

Presidente: Mauro Rodrigo Vieira, Vice Presidente: Orlando Pereira de Godoy Neto, 1º Secretário: Katia Pompilio do Nascimento, 2º Secretário: Ismara Parize de Souza Vieira, 1º Tesoureiro: Sibylle Kornfeld, 2º Tesoureiro: Susan Schneider, Conselho Fiscal: José Geraldo Marques, Antonio Cordeiro Amaral, Renato César de Souza; Conselho Fiscal – Suplentes: Maria Clara de Arruda Lodi Trevisan, Sueli Aparecida Generozo, Luis Martins Vallilo.

Diretoria (biênio 2016-2018 / 2018-2020):

Presidente: Orlando Pereira de Godoy Neto, Vice Presidente: Mauro Rodrigo Vieira, 1º Secretário: Katia Pompilio do Nascimento, 2º Secretário: Ismara Parize de Souza Vieira, 1º Tesoureiro: Sibylle Kornfeld, 2º Tesoureiro: Susan Schneider, Conselho Fiscal: Lia Maura Salles dos Reis, Renato César de Souza; Sueli Aparecida Generozo, Conselho Fiscal – Suplentes: Célia Fernandes Amorim Gregório, Luis Martins Vallilo, Marinete da Silva Gomes Gonçalves